Cientistas são condenadas por desmentirem nutricionista que ligou diabetes a vermes

A Justiça de São Paulo condenou as cientistas Ana Bonassa e Laura Marise por desmentirem um nutricionista que alegava que diabetes era causado por vermes. A juíza Larissa Boni Valieris, da 1ª Vara do Juizado Especial Cível, determinou que o vídeo das cientistas fosse removido sob pena de multa diária de R$ 100. Elas também foram condenadas a pagar R$ 1.000 por danos morais, após o nutricionista alegar que foi exposto a “vergonha e tristeza” pela divulgação de seu perfil público no Instagram.
Ana e Laura, do canal NuncaVi1Cientista, publicaram um vídeo para alertar que o diabetes não é causado por vermes, desmentindo o conteúdo compartilhado pelo nutricionista. O material mostrava um print do perfil público dele, que vendia “protocolos para desparasitação” como cura para a doença. Segundo as cientistas, o objetivo era esclarecer sobre os riscos de abandonar tratamentos comprovados para adotar protocolos sem respaldo científico.
Na sentença, a juíza argumentou que as cientistas causaram dano moral ao expor o perfil do nutricionista. Ana, por sua vez, se defendeu afirmando que o vídeo foi feito para “alertar os seguidores sobre os perigos de abandonar o tratamento comprovado do diabetes para seguir o protocolo sem comprovação”. As cientistas ainda destacaram que o nutricionista havia bloqueado seu contato após tentarem alertá-lo sobre a desinformação que ele estava propagando.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line