Apoie o DCM

Cientistas tentam decifrar mistérios da baleia mais rara do mundo na Nova Zelândia

Cientistas se reúnem na Nova Zelândia para analisar baleia mais rara do mundo. Foto: AP

Um grupo de cientistas se reúne nesta segunda (2) na Nova Zelândia para analisar uma baleia-de-dentes-de-espada quase perfeitamente preservada. O animal é o mais raro da espécie no mundo e cercado de mistérios há décadas.

“Não consigo descrever o quão extraordinário isso é. Para mim, pessoalmente, é inacreditável”, afirmou Anton van Helden, consultor sênior de ciências marinhas da agência de conservação da Nova Zelândia. Ele estuda a espécie há 35 anos e só conseguiu participar de uma dissecação do animal nesta segunda.

Apenas sete baleias da espécie já foram vistas e nenhuma delas estava viva no mar. Pesquisadores querem descobrir onde elas vivem, por que nunca foram vistas na natureza, como são seus cérebros e como funciona o processamento de comida nos sistemas estomacais das baleias-de-dentes-de-espada.

“Pode haver parasitas completamente novos para a ciência que vivem apenas nesta baleia. Quem sabe o que descobriremos?”, diz van Helden. Ele e outros pesquisadores vão estudar uma baleia macho de cinco metros de comprimento em um centro de pesquisa agrícola.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line