Apoie o DCM

Cinco anos de pós-pandemia: o impacto nas rotinas e comportamentos dos brasileiros

Na manhã de sábado (20), a Rua 25 de Março, localizada no centro de São Paulo. Foto: Divulgação

Cinco anos após o início da pandemia de Covid-19, os reflexos sobre a sociedade brasileira continuam a se manifestar de forma duradoura. Em reportagem divulgada neste domingo (13) em Jundiaí, especialistas destacam que as mudanças nas rotinas, nas relações interpessoais e nas prioridades de vida são profundas e continuam a afetar milhões de pessoas.

Entre os impactos mais evidentes estão as transformações nas relações emocionais e sociais. A busca por mais tempo em casa e pela valorização dos vínculos afetivos próximos se intensificaram. Além disso, as rotinas aceleradas foram substituídas por uma busca crescente por mais equilíbrio. Contudo, o aumento nos índices de ansiedade, depressão e esgotamento mental também é um reflexo do período pós-pandemia.

Outro efeito significativo diz respeito aos ambientes de trabalho e consumo. O modelo de trabalho remoto tornou-se uma preferência para muitos brasileiros, enquanto o comércio eletrônico viu seu crescimento acelerado. Além disso, a mudança de cidade e a busca por uma vida mais tranquila e com menor custo se tornaram tendências mais comuns entre a população.

No campo da saúde, a pandemia trouxe uma mudança na percepção dos cuidados preventivos e bem-estar, com um aumento na procura por hábitos saudáveis. No entanto, a desigualdade no acesso a serviços médicos e psicológicos de qualidade continua sendo um desafio.