Cinto de segurança invertido? Veja como corrigir até em carro novo

Um problema comum até mesmo em carros zero quilômetro é o chamado “cinto invertido”, quando a fivela do cinto de segurança é montada do lado errado. Além de comprometer a estética interna do veículo, essa montagem pode causar desconforto ao motorista, especialmente em modelos com duas portas, nos quais o cinto tende a ficar mais esticado e mal posicionado sobre o ombro. Esse desalinhamento faz com que o cinto fique torcido entre o ombro e o pescoço, incomodando durante o uso.
Mesmo em modelos novos, como o Volkswagen Tera recém-avaliado, esse defeito pode aparecer, mas a boa notícia é que há como corrigi-lo em casa. “Uma das primeiras melhorias que eu fiz foi solucionar esse problema – que, pelo jeito, não teve a mesma atenção dos donos anteriores”, relatou um motorista ao identificar o erro em seu antigo carro. A solução envolve reposicionar o cinto de forma correta, o que pode ser feito com cuidado e sem desmontar o interior do veículo.
Para corrigir, basta observar se o cinto está torcido e, com delicadeza, ajustá-lo ao puxar e reposicionar as dobras. No entanto, é importante destacar que, se for necessário desmontar componentes internos, a recomendação é procurar uma oficina especializada. “Evite desmontar as peças se não for um profissional”, alertou o autor do vídeo que mostra o procedimento de correção. O ajuste melhora não só o conforto, mas também a segurança do sistema.