Apoie o DCM

Ciro gasta R$ 823 mil em propagandas no Facebook; Lula, nada

Candidato à presidência, Ciro Gomes (PDT). Foto: Reprodução

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral analisados pelo Metrópoles nesta terça-feira (13) o candidato à presidência do Brasil, Ciro Gomes (PDT) é o candidato que mais gasta com publicidade no Facebook. O pedetista desembolsou cerca de R$ 823 mil para impulsionar conteúdo da sua campanha eleitoral na plataforma. A campanha do pedetista realizou 11 pagamentos entre 20 de agosto e 1º de setembro, que variaram de R$ 7 mil a R$ 100 mil.

Os gastos levados em consideração são os declarados ao TSE, em decorrência de contratos firmados diretamente com a rede social, e especificados no portal.

O pedetista tem investido pesado na publicidade. Só a empresa do marqueteiro João Santana recebeu R$ 6,15 milhões. A produção de programas de rádio, televisão ou vídeo já lhe custou R$ 8,4 milhões, publicidade por materiais impressos, R$ 5,9 milhões, atividades de militância e mobilização de rua, R$ 478 mil.

Mesmo com o alto valor investido em publicidade, Ciro ainda não conseguiu chegar perto do ex-presidente e candidato Lula (PT) e do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) nas pesquisas de intenção de voto. Lula, aliás, não investiu na plataforma de Zuckerberg.

Na última pesquisa do Ipec (ex-Ibope) divulgada na última segunda-feira (12), o pedetista apareceu com 7% das intenções de voto, em terceiro lugar. Lula lidera, segundo os dados, com 46% e Bolsonaro tem 31%.

A pesquisa ouviu 2.512 pessoas entre os dias 9 e 11 de setembro de 2022, em 158 municípios brasileiros. A margem de erro calculada é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01390/2022.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link