Ciro Gomes é lançado candidato à Presidência pelo PDT

Foto: PDT Nacional/Divulgação
Ciro Gomes foi oficializado como candidato à Presidência pelo PDT na convenção nacional do partido, em Brasília, nesta quarta-feira (20). O ex-ministro da Fazenda e ex-governador do Ceará foi aprovado como postulante na disputa por unanimidade entre os 280 delegados da sigla. Essa é quarta vez que ele concorre o Palácio do Planalto.
Ainda sem ter apoio de outros partidos, o PDT não oficializou quem ocupará a vaga de vice na chapa de Ciro. Os membros do partido chegaram a conclusão que a escolha de quem ficará com o posto seja definida exclusivamente pela Executiva nacional. Também foi definido que as coligações fiquem a cargo dos dirigentes pedetistas, sem que precisem ser avalizadas pelo restante da sigla.
Com 8% das intenções de voto, segundo o último levantamento do Datafolha, Ciro está atrás de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL). O pedetista quer fazer das eleições um “plebiscito de ideias” e apresenta como uma alternativa à polarização entre Lula e Bolsonaro o lema “vote em um e se livre dos dois”.
Ciro foi o primeiro entre os pré-candidatos a oficializar a candidatura ao Planalto. O partido aposta que, uma vez consolidado na disputa, o presidenciável tem mais chances de atrair apoios.