Apoie o DCM

Com pré-candidatura suspensa, Ciro perde um de seus principais apoiadores no PDT

Ciro Gomes
Ciro Gomes.
(Foto: Miguel Schincariol/AFP)

Cabo eleitoral de Ciro Gomes em SP, Gabriel Cassiano está de saída do PDT. Assim como Tabata Amaral, ele trocará o partido pelo PSB.

A mudança acontece logo depois de Ciro suspender sua pré-candidatura, após 15 dos 21 deputados pedetistas votarem a favor da PEC dos Precatórios.

Leia também:

1- Presidente bate o martelo e anuncia a qual partido vai se filiar, diz colunista

2- O que Lula e Dilma conversaram sobre o orçamento secreto do governo

3- Ídolo da Prevent Senior e guru da cloroquina, Didier Raoult é charlatão, decide Conselho de Medicina

Segundo a coluna Radar, Cassiano acredita que o PSB é o único partido capaz de construir uma aliança progressista em 2022. Para ele, Ciro deveria fazer o mesmo.

Cassiano, que já tentou ser vereador e deputado mas não conseguiu, afirma que vai se dedicar à candidatura de Márcio França ao governo de São Paulo.

“Ele sabia de tudo”: Ciro Gomes não foi pego de surpresa com votos do PDT na PEC

Ciro Gomes sabia que um grupo de deputados do PDT estava decidido a votar na PEC dos Precatórios. Mas o presidenciável trabalhou internamente para convencer todos a seguirem o seu desejo: ir contra o interesse do governo Bolsonaro. Carlos Lupi, presidente da sigla, apoiou a decisão do ex-governador do Ceará. Porém, eles falharam na missão.

Após a votação, Ciro suspendeu sua pré-candidatura e os bastidores da sigla explodiram. Lupi iniciou o plano “apaga-incêndio” e começou a conversar com cada deputado da legenda. Ele deixou claro que o PDT precisa ser oposição e seguir o projeto que Gomes tem.

Só que escutou diversas reclamações. Um grupo informou que não podem ficar sem emendas. “Eu falei que muitas cidades da minha base estão com o orçamento comprometido com pagamento de pessoal. Não tem como investir. Então os únicos investimentos saem das emendas. Sem elas, não temos a menor chance no ano que vem”, falou um parlamentar que pediu para não ter seu nome revelado.

“Ele [Ciro] sabia de tudo. Ele sabia que muitos de nós iríamos votar a favor da PEC. Só que não aceitou e reagiu fortemente hoje de manhã”, lamentou. “Eu e outros colegas defendemos que o PDT precisa liberar os parlamentares para votarem como quiserem. O Ciro tem a posição dele, mas temos a nossa também”, completou.