Apoie o DCM

Ciro processa Holiday e pede R$ 50 mil de indenização por ter sido chamado de coronelista

Fernando Holiday e Ciro Gomes. Foto: Wikimedia Commons

Da Coluna Painel de Camila Mattoso na Folha de S.Paulo.

Ciro Gomes (PDT) está processando o vereador paulistano Fernando Holiday (Patriota) por causa de um vídeo em que é chamado de “coronel” pelo membro do MBL.

O ex-presidenciável pede R$ 50 mil referentes a danos morais.

Em janeiro, Holiday publicou em suas redes sociais um vídeo com o título “Hilux penhorada: e agora Ciro Gomes?”, no qual fazia referência à penhora do veículo pertencente a Ciro em processo judicial. Segundo os representantes de Ciro no processo, Holiday teria debochado do pedetista ao chamá-lo de “coronelista”, em “claro preconceito com suas raízes nordestinas”.

Diz Holiday no vídeo: “E Ciro Gomes, claro, por ser um coronelista, por ter uma influência muito grande no interior do país, especialmente no Ceará, ele acabava, de uma forma ou de outra, se livrando dos processos”.

No processo, os representantes de Ciro afirmam que há a tentativa de ofender Ciro em razão de suas origens nordestinas e, assim, Holiday estaria incorrendo em xenofobia e injúria racial. Eles listam outras ocasiões em que o vereador chamou Ciro de coronel nas redes sociais.

(…)