Citada por Cabo Daciolo, Ursal seria a 5ª maior economia do mundo

Do Globo
Além de nove vezes campeã da Copa do Mundo, uma potência econômica. Assim seria a União das Repúblicas Socialistas da América Latina (Ursal). Se de fato existisse, o projeto de “pátria grande” citado pelo candidato Cabo Daciolo (Patriota) teria um Produto Interno Bruto (PIB) de US$ 3,6 trilhões, à frente de países como Itália, Índia e Reino Unido, segundo levantamento do GLOBO com base em dados do Banco Mundial.
A criação do suposto bloco não tem respaldo em fontes oficiais, mas sites de conteúdo duvidoso que fazem referência ao projeto atestam que a Ursal seria formada por 16 países, incluindo o Brasil, Venezuela, Uruguai, Equador, Bolívia e Guatemala. O PIB de US$ 3,6 trilhões é a soma das riquezas de todos os integrantes. Só perderia para Alemanha, Japão, China e Estados Unidos.
A ideia fantasiosa virou imediatamente piada nas redes sociais. O termo “Ursal” figura nesta sexta entre os assuntos mais comentados no Twitter. Houve quem lembrasse o fato de que, com os países combinados, a nova nação seria eneacampeã mundial de futebol, com uma seleção imbatível, com craques como Neymar, Messi e Suárez.
Teorias sobre a Ursal já circulavam na internet. A ideia veio à tona quando Cabo Daciolo perguntou a Ciro Gomes sobre o projeto durante o debate presencial, afirmando que “o comunismo não ia ter vez”. O candidato do PDT respondeu com ironia, arrancando risos da plateia: “A democracia é uma delícia, mas tem certos custos”.
(…)
