Citado por Lula na Globo, “Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire bomba no site da Amazon

Foto: Reprodução
Devido a uma citação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, um dos principais livros do pedagogo Paulo Freire , “Pedagogia do oprimido”, teve suas vendas impulsionas e chegou a ficar entre os cem mais vendidos na Amazon nesta sexta-feira (26/08).
Lula citou uma frase adaptada de Freire de outro livro, “Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido”, da editora Paz & Terra.
“Tem uma frase do Paulo Freire que é fantástica, que eu utilizei para mostrar aos militantes do PT para falar da entrada do Alckmin: de vez em quando a gente precisa estar junto com os divergentes para combater os antagônicos. E agora nós precisamos vencer o antagonismo do fascismo, da ultradireita”, disse Lula na sabatina do Jornal Nacional.
No livro, Freire escreveu “que só uma política radical, jamais, porém, sectária, buscando a unidade na diversidade das forças progressistas, poderia lutar por uma democracia capaz de fazer frente ao poder e à virulência da direita. Vivia-se, porém, a intolerância, a negação das diferenças. A tolerância não era o que deve ser: a virtude revolucionária que consiste na convivência com os diferentes para que se possa melhor lutar contra os antagônicos”.