Apoie o DCM

Civilização de 3 mil anos atrás é descoberta em deserto no Peru

Escavações de civilização que viveu no Peru há mais de 3 mil anos. Foto: reprodução

Uma equipe liderada pela arqueóloga peruana Ruth Shady descobriu Peñico, uma cidade de 3.800 anos construída pela civilização Caral no vale do Supe, a quatro horas ao norte de Lima. O sítio recém-escavado contém 18 estruturas, incluindo templos cerimoniais e compostos residenciais, revelando novos aspectos desta antiga sociedade pacífica.

“Peñico dá continuidade à visão da vida sem conflitos da civilização caral”, afirma Shady, que lidera pesquisas na região há três décadas. A descoberta mostra como este povo se adaptou a um desastre climático sem recorrer à guerra, diferente de outras civilizações contemporâneas.

A cidade foi construída durante um período de seca de 130 anos, quando parte da população se deslocou para áreas mais próximas das fontes de água das geleiras andinas. A estratégia de sobrevivência manteve as redes comerciais e atividades culturais, com escavações revelando bonecos de argila sofisticados, colares de contas e instrumentos musicais.

O sítio já está aberto à visitação, oferecendo insights sobre uma sociedade que funcionava baseada no consenso e respeito mútuo. Shady destaca a relevância da descoberta: “Precisamos mudar como vemos a vida e as mudanças que estão acontecendo no nosso planeta”.