CNU 2025: abstenção cai para 42,8% e fica abaixo da registrada na edição anterior

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) foi aplicada neste domingo (5) em 228 cidades e registrou 42,8% de abstenção, segundo a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck. O índice é menor que o de 2024, quando metade dos inscritos faltou. Ao todo, 761,5 mil candidatos concorrem a 3.652 vagas em 32 órgãos públicos federais.
Dweck afirmou que as provas ocorreram sem incidentes e destacou o trabalho conjunto entre órgãos do governo federal, administrações estaduais e a Fundação Getulio Vargas, responsável pela organização. O gabarito oficial será divulgado nesta segunda-feira (6), e o resultado da primeira fase está previsto para o dia 12 de novembro.
A ministra ressaltou o aumento da participação de cotistas e mulheres nesta edição. Segundo o MGI, 33% dos inscritos concorrem em vagas reservadas e 60% são mulheres. Para Dweck, o CNU é uma política pública inclusiva que “ajuda a mudar a cara do serviço público brasileiro”.
