Apoie o DCM

Coberto por plantação de soja, MT sofre com a falta de frutas, legumes e verduras

Lavoura de soja. Foto: reprodução

O Mato Grosso, maior produtor de soja e carne bovina do Brasil, enfrenta um paradoxo em seu abastecimento alimentar: cerca de 95% das frutas, legumes e verduras consumidos no estado são importados de outras regiões. Em Sinop, município do norte mato-grossense, a dependência externa é quase total, conforme confirmou o secretário de desenvolvimento econômico José Pedro Serafini.

A escassez de produção local é atribuída a múltiplos fatores, incluindo o alto valor das terras, mais lucrativas para grãos, a logística desafiadora para produtos perecíveis e o clima com seis meses de seca, que exige irrigação. “As terras são altamente valorizadas e propícias para o cultivo de grãos”, explicou Serafini, ao Globo Rural, sobre as prioridades agrícolas da região.

A carência de hortifrúti fresco abriu oportunidade para empreendedores como Vanessa Cristine de Souza, que migrou de Minas Gerais para abrir uma distribuidora em Sinop. “A qualidade aqui era muito precária. Eu ia no mercado e era um sacrifício para comprar uma fruta”, relata a empresária.

Seu estoque precisou ser transformado em uma feira devido à alta demanda. A distribuidora de Vanessa oferece mais de 100 opções de produtos, todos trazidos de outras regiões do país.