Apoie o DCM

Colégio da PM expulsa alunos com deficiência e revolta pais: “Reprovação dupla”

Alunos do Colégio Militar Tiradentes. Foto: reprodução

O Colégio Militar Tiradentes, em Brasília, está sendo acusado de expulsar pelo menos três estudantes neurodivergentes entre 2023 e 2024. Segundo as famílias, a expulsão ocorreu devido à falta de acolhimento e de um plano pedagógico adequado para alunos atípicos. A instituição de ensino da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) desligou um estudante por não atender aos requisitos do regimento e outros dois por “reprovação dupla”.

Mães de estudantes diagnosticados como pessoas com deficiência (PCDs) afirmam que a escola militar adotou um modelo de ensino excludente. Elas apresentaram denúncias ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e à Defensoria Pública (DPDF). “A escola não apresenta o apoio para que o aluno seja acolhido e tenha a autoestima necessária para alcançar um futuro digno. Nosso sentimento é de muita tristeza”, desabafou uma mãe, que pediu anonimato ao Metrópoles.

“É um colégio que tem tudo para oferecer o ensino adequado para os estudantes típicos e atípicos, mas marginalizou os PCDs dentro da instituição. A PMDF tem conhecimento da situação, mas, infelizmente, nada foi feito. A escola está na contramão da legislação”, relatou outra mãe.

Em resposta, a Polícia Militar afirmou que todos os alunos com neurodivergências ou deficiências têm acesso a assistentes técnicos e são atendidos por uma equipe multidisciplinar composta por psicopedagogos, psicólogos, orientadores educacionais e docentes especializados em educação especial.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link