Colégio evangélico amarra aluno negro e homenageia princesa Isabel no 20 de novembro

Um vídeo do Colégio Adventista de Alagoinhas, na Bahia, mostra um aluno negro amarrado em um tronco durante atividades do Dia da Consciência Negra. Nas imagens, o estudante aparece com roupas rasgadas preso a um poste, enquanto um colega branco segura um chicote. A cena foi parte de uma encenação realizada pela escola.
A professora e escritora baiana Bárbara Carine criticou duramente a representação. “Uma escola privada e religiosa decidiu fazer um trabalho na Semana da Consciência Negra e teve a brilhante ideia de colocar um menino negro num tronco recebendo chicotadas em memória à luta negra no Brasil”, afirmou em suas redes sociais. Ela também mencionou outra cena em que uma menina branca aparecia assinando a Lei Áurea.
Bárbara destacou que a escola poderia ter homenageado personalidades negras como Luiz Gama, Luísa Mahin e Maria Felipa. “Mas o pessoal decidiu reproduzir dor na escola, decidiu reproduzir violência na escola, decidiu reproduzir protagonismo branco na escola. Não faz sentido”, completou a educadora.
Em nota, o Colégio Adventista afirmou que as imagens circulam “desconectadas de seu contexto completo” e que isso “pode gerar interpretações equivocadas”. A instituição declarou que “repudia qualquer forma de racismo” e removeu a publicação de suas redes sociais.
Um colégio particular de Alagoinhas, na Bahia, gerou revolta após divulgar um vídeo em que um aluno negro aparece amarrado a um tronco durante uma apresentação do Dia da Consciência Negra.
A cena viralizou e foi criticada por educadores, incluindo a professora Bárbara Carine. A… pic.twitter.com/ljBZfEzBrx
— Africanize (@africanize_) November 27, 2025
