Apoie o DCM

Colômbia autoriza eutanásia em mulher sem doença terminal

Martha Sepúlveda colombiana que decidiu pela eutanásia — Foto: Federico Redondo Sepúlveda/Reprodução/Twitter

Está marcada para este domingo (10), às 9h (horário de Brasília), a morte de Martha Liria Sepúlveda. Com esclerose lateral amiotrófica, colombiana de 51 anos é a primeira pessoa sem estado terminal a ter a eutanásia autorizada na país.

A eutanásia, ou morte assistida, é legalizada na Colômbia desde 1997. O país, aliás, foi o primeiro na América do Sul a legalizar o procedimento. Porém, a prática valia apenas para pacientes que tivessem doenças terminais. Ou seja, seria uma forma de abreviar o sofrimento da pessoa em situação já irreversível, se assim fosse a decisão dela.

Leia também:

1- Nathalia Dill confirma fim de contrato com a Globo após 14 anos

2- Bolsonaro nega pedido e deixa Mourão fora da Cúpula do Clima das Nações Unidas

3- Vereador Farid Afif postou VÍDEO horas antes de ser assassinado na fronteira entre Brasil e Paraguai

Permissão eutanásia sem doença terminal

Em julho de 2021, a Corte Constitucional aprovou a extensão do acesso à eutanásia para pessoas que não estejam em estado terminal. A decisão foi autorizada por 6 votos favoráveis e 3 contrários.

A decisão estende a eutanásia “sempre que o paciente padecer de um intenso sofrimento físico ou psíquico, proveniente de lesão corporal ou doença grave e sem cura”.

É aí que entra a situação de Martha, com esclerose lateral amiotrófica. Em entrevista à emissora de TV colombiana Caracol, ela relatou sentir dores e ter perdido o movimento das pernas, o que a atrapalha na vida cotidiana.