Com 8 partidos, Lula forma o maior bloco partidário da disputa eleitoral; Bolsonaro tem 3

Fotos: Nelson Almeida/ Sergio Lima
Faltando menos de dois meses para o primeiro turno das eleições, o ex-presidente e candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formou o maior bloco partidário da disputa eleitoral, tendo 8 partidos no total (contando com o seu próprio). Atrás dele, aparece o seu maior adversário na competição, o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 3 partidos em sua aliança.
O número de partidos em sua coligação é importante porque possibilita maior tempo de propaganda e fundo eleitoral disponível para o candidato, além de assegurar uma maior rede de captação de votos nos Estados. Em 2018, o PT e as outras legendas elegeram, no total, 130 deputados federais, 12 senadores e oito governantes.
Como a bancada na Câmara é o principal fator para a divisão do tempo de propaganda eleitoral no rádio e na televisão, Lula terá mais exposição midiática que seus concorrentes. A divisão do tempo de cada candidato será divulgada no dia 12 de agosto, pela Justiça Eleitoral.
Confira uma tabela com a divisão do tempo estimada e as coligações de cada candidato levandatos pelo Estadão:
O petista ainda pode contar com o apoio de um nono partido, o PROS, mas o acordo depende do desfecho de uma disputa judicial. Como o jornal ainda conta, deputado e presidente do solidariedade, Paulo Pereira da Silva, conhecido como Paulinho da Força, a recente negociação de Lula com o PROS e o Avante ”aumenta e muito a [possibilidade de a] eleição terminar no primeiro turno.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link