Apoie o DCM

Com apagão, moradores do Amapá pegam água às margens de esgoto e dizem: “É o que tá salvando”

Calamidade pública: Como o apagão afeta a indústria, o comércio e os serviços no Amapá. Foto: Reprodução/Twitter

De Mayara Oliveira e Hugo Barreto no site Metrópoles.

O Amapá vive uma crise de abastecimento hidráulico e de energia elétrica há seis dias, provocada por um apagão. Com as torneiras secas em casa, moradores do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá, a capital do estado, passaram a coletar água de uma tubulação às margens do esgoto da cidade.

O mau cheiro é forte. Sob a luz do sol e o calor na casa dos 30ºC, Edelson Ferreira explica que essa é a única forma de colocar água dentro de casa. Mas ele ressalta que essa reserva serve apenas para lavar louça e roupa.

A Justiça já deu prazo de três dias para que os serviços sejam retomados. Neste domingo (8/11), foi divulgado o cronograma de rodízio de fornecimento de energia elétrica nas 13 cidades do Amapá atingidas pelo apagão na noite de terça-feira (3/11). O revezamento será feito até o restabelecimento total no estado, previsto pelo Ministério de Minas e Energia para o próximo fim de semana, sem data estabelecida.

A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) fez a divisão para que o sistema funcione com duração de pelo menos 6 horas para cada região. Isso porque, segundo a empresa, só cerca de 70% da capacidade do sistema elétrico foi restabelecida. Em alguns locais, a luz ainda não retornou.

(…)