Com apoio a Lula, Anitta pode trazer “isentões” para o debate político nas redes, dizem especialistas

Foto por: Getty e Divulgação
Pela primeira vez, Anitta declarou apoio a um candidato numa eleição. A cantora com mais de 17 milhões de seguidores no Twitter, publicou que está com Lula em 2022. Posicionamentos políticos da artista e a movimentação nas redes sociais depois da publicação sugerem que ela pode ter forte impacto sobre o jogo político.
Pedro Barciela, especialista de análise de redes, fez um levantamento de como o Twitter se comportou depois da publicação do thread da cantora. O gráfico gerado por ele mostra é o volume de postagens que continham o termo “Anitta” e em torno da arroba da cantora logo depois da declaração.
O pesquisador Fabio Malini ressalta o papel que megainfluenciadores como Anitta têm de atrair até atores que não necessariamente querem se envolver com política ou até mesmo um influenciador local, de porte médio, que fica muito mais à vontade para retuitar uma publicação de peso de Anitta que replicar algo de Lula ou Bolsonaro, por exemplo. “Grosso modo, ela consegue trazer pessoas mais ‘isentonas’ para o debate.”
Quem não se deu bem nessa história foi o núcleo bolsonarista, representado pela região azul do gráfico. Eles estarem posicionados longe do núcleo da cantora mostra que não conseguiram amplificar a narrativa deles sobre esse assunto. O que esse grupo tentou fazer, segundo Barciela, foi ironizar a artista. “Isso pelo fato de ela nunca ter escondido que ela não entendia tanto de política e que buscou se inteirar nos últimos meses”, diz ele. “Eles tentam desqualificar a Anitta enquanto um ator político.”
Esse cenário significa que Anitta vai converter eleitores para Lula com sua postagem? É bem possível, na opinião de Malini, que é doutor em comunicação e cultura. “Se fosse duas campanhas atrás, eu diria que não. Mas no nível de tecnologia que temos hoje, é fundamental criar uma onda emocional que no fim vai acabar facilitando a tomada de decisão.”
Confira o gráfico: