Com apostilas doadas e YouTube, jovem da periferia de Salvador passa em 1º em medicina na USP

Wesley de Jesus, 23, morador da periferia de Salvador (BA), foi aprovado em primeiro lugar em medicina na USP de Ribeirão Preto pelo sistema de notas do Enem. Ele afirma que, após cinco anos de preparo por conta própria, teria nota para entrar em qualquer universidade pública pelo Sisu.
“Desde pequeno quero ser médico. Sempre usei hospitais públicos porque tenho asma… Quero ser um exemplo… independentemente de origem, classe social e raça”, disse. Wesley vive em Cajazeiras, em uma casa com cômodos sem laje e sem pintura, com os pais — a mãe, Liliana Maria de Jesus, 54, está desempregada e atua como doméstica, e o pai, Djalma Souza Batista, 51, é pedreiro — e mais três irmãos; todos dividem dois quartos.
Ele estudou em escola pública e diz que usou apostilas doadas, materiais da internet e aulas no YouTube. Para a mudança a São Paulo, onde esteve só duas vezes, abriu uma vaquinha e citou que a USP tem assistência para alunos de baixa renda em moradia e alimentação. “Quero ser um médico com valores humanos… e defende o sistema público”, afirmou; a família também atribui a conquista à fé: “Somos cristãos… Foi Deus que mais nos amparou em tudo”.
