Apoie o DCM

Com cauda e chifres, “Cometa do Diabo” é visto no Rio Grande do Sul

“Cometa do Diabo” registrado no Rio Grande do Sul. (Foto: Reprodução)

O “Cometa do Diabo” foi visto no céu do Rio Grande do Sul, com imagens registradas e compartilhadas pela MetSul Meteorologia. O astro, visível em todo o Hemisfério Sul desde domingo (21), chamou a atenção pelo formato de sua cauda, que lembra chifres, ganhando o apelido devido ao seu visual peculiar.

Descoberto em 1812, o 12P/Pons-Brooks (nome oficial do objeto astronômico) é um cometa criovulcânico, com cerca de 29 quilômetros de diâmetro, que ejeta violentamente gelo e gás ao se aproximar do Sol. Essa ejeção cria a cauda em forma de chifres, responsável pelo apelido “Cometa do Diabo”. Seu período orbital é de 71,3 anos, e ele será visível na Terra até meados de junho, embora sua visibilidade diminua à medida que se afasta do Sol.

Especialistas do Observatório Nacional explicam que o cometa é classificado como tipo Halley, conhecidos por seus curtos períodos orbitais. O fenômeno deverá chegar a cerca de 232 milhões de quilômetros da Terra, uma distância segura para observação sem riscos.

As explosões criovulcânicas, características desse tipo de cometa, criam esses momentos de brilho súbito, permitindo que sejam vistos até mesmo sem telescópios profissionais, embora binóculos sejam recomendados para uma observação mais detalhada.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link