Apoie o DCM

Com conflito “acalmando”, Trump promete sanções ao Irã

Donald Trump (AFP Photo/Jim WATSON / MANILA BULLETIN)

Do UOL.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, realizou hoje um pronunciamento na Casa Branca para falar sobre o ataque do Irã a duas bases militares do país no Iraque ocorridos na noite de ontem (no horário de Brasília). À imprensa, o republicano avaliou que o conflito está “acalmando”, anunciou que o país persa deverá sofrer novas sanções e reforçou informação anterior que assegurava que nenhum cidadão dos EUA foi morto no ataque.

“Nenhuma vida americana ou iraquiana foi perdida por causa das precauções que nós tomamos para dispersar as forças. Agradeço aos esforços aos homens e mulheres de uniforme. Desde 1999 as nações têm tolerado as ações de desestabilização do Irã no Oriente Médio, esses dias acabaram. O Irã andou procurando obter armas nucleares e ameaçando o mundo civilizado, não vamos permitir isso”, declarou, afirmando que “nossas grandes forças americanas estão preparadas para tudo”.

Na avaliação de Trump, o confronto com o Irã está diminuindo. “O Irã parece estar recuando, o que é bom para todas as partes envolvidas, uma coisa muito boa para o mundo”, disse. O presidente ressaltou que a análise é que a morte do general Qassim Suleimani, que classificou como “o maior terrorista mundial”, levou à perda de força dos iranianos.

(…)