Apoie o DCM

Com crise climática, governo Lula prioriza produção de alimentos básicos no Plano Safra

Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, anunciou Plano Safra. Foto:Reprodução

O próximo Plano Safra, conforme anunciado pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, vai estimular a produção de alimentos básicos no Brasil e formar estoques públicos para garantir o abastecimento nacional diante de adversidades climáticas.

Essa estratégia inclui a implementação de contratos de opções para produtos como arroz, feijão, trigo, mandioca e milho, proporcionando aos produtores segurança em relação aos preços de mercado. A iniciativa também busca diversificar regionalmente a produção agrícola, reduzindo a dependência de determinadas regiões e mitigando os impactos de eventos climáticos extremos.

Além disso, o governo pretende ampliar a adesão ao seguro agrícola, oferecendo estímulos como taxas de juros mais favoráveis para os produtores que participam do Plano Safra.

Essas medidas visam aumentar a resiliência do setor agrícola diante das mudanças climáticas, promovendo práticas sustentáveis e tecnologias inovadoras, como a cobertura verde contínua e o programa de conversão de pastagens degradadas. Ao recuperar áreas degradadas, o Brasil busca ampliar sua produção de forma sustentável, sem necessidade de expandir o desmatamento, fortalecendo assim a segurança alimentar e ambiental do país.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp,clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link