Com crise econômica e dólar a R$ 4,65, Guedes apela para o clássico ‘já estava assim quando eu cheguei’

Da Folha:
O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que o Brasil já tinha estagnado desde o governo de Michel Temer.
“A grande verdade é que quando o governo Bolsonaro chegou, o crescimento do PIB que tinha sido de 1,3 já tinha caído para 0,7 no primeiro trimestre do governo Bolsonaro no primeiro do último ano do governo Temer. O Brasil já tinha praticamente estagnado”, afirmou Guedes nesta quinta-feira (5) durante evento na Fiesp, em São Paulo.
Segundo o ministro, a tragédia de Brumadinho e o colapso da Argentina, que impactou 60% das importações de veículos do Brasil foram os principais fatores para essa desaceleração. “Se pegar o segundo trimestre sobe pra 0,9%, o terceiro já é 1,2 o último trismestre do ano passado dá 1,7%. A economia que tava 0,7 foi reacelerando e terminou já rodando a quase 2%”, afirmou.
Guedes disse ainda que sua expectativa sempre foi crescer 1% no primeiro ano. “Eu usava a imagem de uma baleia arpoada. Vamos tirando os arpões: baixamos os juros, corrigimos a previdência social, reduzindo endividamento bola de neve, começamos o choque da energia barata, estamos desestatizando mercado de crédito, fizemos a sessão onerosa, vamos mandar a reforma administrativa na Câmara. As reformar seguindo, o Brasil já cresce 2% pelo menos”, disse.
(…)