Com dificuldades na reforma da Previdência, governo antecipa a trabalhista

Do Valor:

 

Com as dificuldades da base em votar a reforma da Previdência, e a percepção entre os aliados de que hoje ainda não há maioria para aprovar a proposta em plenário, o governo decidiu, em conjunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), inverter a ordem das reformas e votar antes as mudanças na legislação trabalhista.

A avaliação dos articuladores políticos é que, assim, governo e Congresso demonstrarão que estão empenhados em aprovar reformas estruturantes, dando um sinal positivo ao mercado financeiro, a despeito da controvérsia com os trabalhadores e sindicatos. E ainda ganhariam mais algum tempo para articular a proposta de emenda à Constituição (PEC) da Previdência.

A proposta de inversão das prioridades foi levada recentemente ao Palácio do Planalto e já obteve o aval do presidente Michel Temer, embora ainda não seja de conhecimento de todos os partidos da base. “Já fizemos a programação com a trabalhista na frente na primeira quinzena de abril”, afirmou Maia.

A reforma trabalhista apressou os prazos e, antes prevista para concluir os trabalhos na comissão especial em maio, agora deve receber o parecer ao projeto quase simultaneamente ao da Previdência, no começo de abril. Se não houver atrasos, ambas ficarão prontas para votar no plenário quase que ao mesmo tempo, mas a PEC não está politicamente madura, dizem líderes.

“É uma estratégia. A reforma trabalhista é mais fácil e mais rápida, será uma força estimulante”, diz um dos vice-líderes do governo, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), que tem coordenado as articulações na previdência. “Será importante também porque aí você mapeia [as dissidências na base]”, pontuou.

A reforma trabalhista é um projeto de lei ordinária, que depende apenas da chamada maioria simples – metade dos deputados votantes, com quórum mínimo de 257. No extremo, pode ser aprovada com o apoio de apenas 129 parlamentares. Já a reforma da previdência tem prazos mais longos, exige dois turnos de votação em plenário e quórum muito mais elevado: no mínimo 308 dos 513 deputados precisam votar a favor do projeto.

Segundo o presidente da comissão que discute a reforma trabalhista, deputado Daniel Vilela (PMDB-GO), a ideia é que o relator do projeto, Rogério Marinho (PSDB-RN), apresente o parecer até a segunda semana de abril. “O calendário inicial ia até maio, mas fizemos o plano de trabalho com todas as audiências públicas que a base e a oposição pediram e vamos terminar no fim do mês sem atropelar ninguém”, disse.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Nísia Trindade, ministra da Saúde, é diagnosticada com Covid-19

A ministra da Saúde do governo Lula, Nísia Trindade, foi diagnosticada com Covid-19 no fim…

3 minutos ago

“Dia do sertanejo” no Rock in Rio gera discussão e divide opiniões nas redes

O Rock in Rio terá um dia de festival dedicado a artistas sertanejos neste ano…

9 minutos ago

Casal é encontrado morto em carro estacionado por mais de 15 horas em SP

Um casal de São Carlos foi encontrado morto dentro de um carro em um posto…

34 minutos ago

Golpe da mala: criminosos colocam 21 kg de cocaína na bagagem de brasileiro

Lucas Pereira Lopes, gerente de ciência de dados, foi vítima de um golpe envolvendo sua…

35 minutos ago

Herdeira bilionária de 16 anos é encontrada em “cracolândia” dos EUA

Mint Butterfield (16), filha de Stewart Butterfield, fundador e ex-CEO do Slack, foi encontrada neste…

1 hora ago

Ex-diretor da PRF questiona por que ele está preso e Bolsonaro não

A defesa de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) detido desde agosto de…

1 hora ago