Apoie o DCM

Com Dilma na frente, disputa pela segunda vaga no Senado tem Aécio, Tramonte, Viana e Jô Moraes

De Ricardo Corrêa em O Tempo.

Com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) largando na frente na disputa por uma das duas vagas mineiras que serão abertas no Senado, o duelo pelo favoritismo à segunda escolha do eleitor está acirrado. É o que mostra a última pesquisa DataTempo/CP2, realizada entre os dias 15 e 18 de julho, com 1.823 eleitores do Estado.

(…)

De acordo com os números, Dilma Rousseff é citada por 21,2% dos mineiros como primeira escolha para o Senado em outubro. Ela ainda registra 6,6% de citações como segunda escolha. Assim, 27,8% dos eleitores mineiros apontam a intenção de votar na petista para uma das vagas no Senado.

Na briga pela outra vaga, a disputa é bem apertada. Numericamente, o senador Aécio Neves (PSDB) está à frente. Ele é citado por 14% dos eleitores como primeira escolha e por outros 6,9% como segunda escolha. Assim, são 20,9% os mineiros que apontam o desejo de votar em Aécio para uma das duas vagas. 

Apesar da vantagem numérica, o tucano, que tem relatado a aliados a intenção de disputar, na verdade, uma vaga na Câmara, e não no Senado, está tecnicamente empatado com Mauro Tramonte (PRB), outro que hoje é mais cotado para a Câmara. O jornalista foi citado por 9,5% dos entrevistados pelo DataTempo/CP2 como primeira escolha para o Senado e por 7% como segunda escolha. Assim, alcança 16,5% das intenções considerando-se as duas vagas. Como a margem de erro do levantamento é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos, Tramonte pode ter entre 14,2% e 18,8%, enquanto Aécio pode ter entre 18,6% e 23,2%.

A lista de preferência do eleitor para o Senado prossegue com a deputada federal Jô Moraes (PCdoB) tendo 10% das intenções considerando-se as duas escolhas. Na primeira, ela registrou 3,6% e, na segunda, chegou a 6,4%.

O jornalista Carlos Viana (PHS) registra um acumulado semelhante, chegando numericamente a 9,9%. Foram 4,4% os que citaram o pré-candidato do PHS como primeira escolha e 5,5% os que o apontaram como segundo voto.

O ex-prefeito de Juiz de Fora Bruno Siqueira (MDB) somou 6,9% das citações, sendo 2,9% como a primeira escolha e 4% como a segunda. O deputado federal Jaime Martins (PROS) vem em seguida, com 4,8% da preferência considerando-se as duas respostas. Foram 2,3% os que o citaram na primeira pergunta e 2,5% na segunda.

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) Dinis Pinheiro registra 4,7% da preferência, somadas as duas possibilidades (1,6% como primeira escolha e 3,1% como segunda escolha). 

(…)

Dilma