Apoie o DCM

Com distribuição de ivermectina, Itajaí tem uma das maiores letalidades de covid-19 de SC

Itajaí já distribuiu mais de 2 milhões de comprimidos de ivermectina; cidade lidera letalidade por Covid-19 em SC (Foto: Marcos Porto, Secom Itajaí)

Da NSC Total:

Itajaí liderou em 2020 o ranking de letalidade da Covid-19 entre os maiores municípios de Santa Catarina, com mais de 100 mil habitantes. A cidade foi notícia em todo o país ao optar pela polêmica distribuição de tratamentos ‘profiláticos’ como o vermífugo ivermectina, que é oferecido gratuitamente pela prefeitura com a promessa de prevenir a contaminação pelo coronavírus. Desde julho, mais de 2,2 milhões de comprimidos foram entregues à população. 

As estatísticas foram reunidas pelo jornalista Cristian Weiss, da equipe de jornalismo de dados da NSC. O índice de letalidade de Itajaí é de 1,76%, com 257 óbitos contabilizados pelo município até 30 de dezembro, de acordo com as informações fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde e monitoradas pelo Painel do Coronavírus. É maior do que a média estadual, de 1,09%. A letalidade avalia a quantidade de mortes de acordo com o número de casos diagnosticados de contaminação pelo coronavírus.

Foram comparados os dados de Florianópolis, Joinville, Blumenau, São José, Chapecó, Criciúma, Jaraguá do Sul, Palhoça, Lages, Balneário Camboriú, Brusque e Tubarão, além de Itajaí. Os municípios têm taxas que partem de 0,71% de letalidade – índice da cidade de Palhoça. O percentual mais próximo de Itajaí foi o de Lages, com 1,65%, seguido de Tubarão, com 1,46%. Ambas também estão acima da média de Santa Catarina.

(…)