Com financiamento privado, universidade retoma pesquisa após corte do Ministério da Saúde

Do Estadão:
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) anunciou nesta quarta-feira, 5, que a pesquisa nacional de prevalência do novo coronavírus será retomada com financiamento privado. A quarta fase do estudo será custeada por um fundo criado pelo Itaú Unibanco para apoiar o enfrentamento da covid-19 no Brasil. O investimento de R$ 11,5 milhões vai garantir a realização das etapas 4, 5 e 6. Em 21 de julho, os trabalhos haviam sido suspensos após o Ministério da Saúde ter cancelado o financiamento.
Esta nova etapa de entrevistas e testes rápidos ocorrerá entre os dias 20 e 23 de agosto, em 133 cidades, de todos os estados do Brasil. O quarto estágio vai seguir a mesma metodologia dos três anteriores. Aproximadamente dois mil entrevistadores vão voltar a visitar os lares brasileiros para realizar testes rápidos e entrevistas, com 250 moradores em cada município, totalizando 33.250 participantes.
O estudo Epicovid19-BR, coordenado pela UFPel, é a maior pesquisa populacional em andamento no mundo a estimar a prevalência de coronavírus. Nas três primeiras etapas, realizadas entre maio e junho, foram quase 90 mil pessoas entrevistadas. O último resultado indicou que 3,8% dos brasileiros têm ou já foram infectados pelo vírus. O levantamento apontou ainda que o número real de casos é seis vezes maior do que o de casos notificados. De cada cem infectados, um vai a óbito. Com quase 2,9 milhões de infectados, o Brasil já registra mais de 96 mil mortes em decorrência da Covid.