Com Lula, Embraer assina três acordos de investimento na Arábia Saudita

Nesta quarta-feira (29), a Embraer firmou três acordos estratégicos na Arábia Saudita, em consonância com a missão do presidente Lula (PT) no Oriente Médio. Os acordos abrangem as áreas de aviação civil, defesa e segurança, além de mobilidade aérea urbana.
Foi assinado um memorando de entendimento de Cooperação e Parcerias com o governo saudita, que estabelece bases para cooperação e parcerias com a Arábia Saudita, proporcionando à Embraer oportunidades de investimento em iniciativas públicas e privadas.
A Embraer fez um acordo com a SAMI (Saudi Arabian Military Industries), voltado para a cooperação em Defesa e Segurança, o acordo pretende a criação de um Centro Regional de MRO (manutenção, reparo e revisão) e uma linha de montagem final para a aeronave Embraer C-390, além da integração do sistema de missão no Reino da Arábia Saudita.
Outro acordo foi com a Eve Air Mobility, a subsidiária da Embraer focada em mobilidade aérea urbana assinou acordo com a Flynas, companhia aérea saudita, para explorar o futuro das operações de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical (eVTOL) no país. A parceria analisará a viabilidade de iniciar transações em Riad e Jeddah a partir de 2026, com ênfase na construção e suporte ao ecossistema local de voos elétricos.
Esses acordos possibilitam à Embraer uma presença estratégica e colaborativa na Arábia Saudita, alinhada para expansão da empresa e fortalecimento das relações bilaterais.