Com pandemia, Vaticano inaugura presépio e árvore de Natal em evento restrito

Da Ansa.
O Vaticano inaugurou nesta sexta-feira (11) a árvore de Natal e o presépio tradicional da Igreja Católica na Praça São Pedro em uma cerimônia restrita – por conta da pandemia de Covid-19 – para convidados. O cardeal Giuseppe Bertello e o bispo Fernando Vérgez Alzaga, presidente e secretário do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, respectivamente, lideraram a cerimônia.
Durante o evento, participaram autoridades do governo da Eslovênia, local de onde veio a árvore que está na praça, bem como representantes da cidade italiana de Castelli, de onde vieram as peças do presépio.
Essa é a segunda vez, desde 1995, que uma árvore do país é usada na celebração de Natal do Vaticano e a escolha desse ano serve para marcar os 30 anos da independência Eslovênia, sendo que a cidade- Estado foi um dos primeiros países a fazer o reconhecimento oficial do fato.
O ministro das Relações Exteriores da Eslovênia, Anze Logar, destacou a importância da relação com o Vaticano há três décadas e ressaltou que o país partilha da preocupação do papa Francisco sobre a “liberdade religiosa e as questões ambientais”. “Quero agradecer a todos aqueles que participaram dessa orgulhosa apresentação da Eslovênia na praça do Vaticano”, acrescentou ainda.
A árvore doada tem 75 anos, pesa sete toneladas e tem 30 metros de altura e, segundo Logar, a planta vem de uma área de reflorestamento. Já o presépio tem como destaque a presença de um barco de bronze com migrantes e refugiados ao lado das figuras de Jesus, Maria e José.
A escultura ainda inclui imagens de pessoas de diferentes origens e de diferentes épocas e é um “sinal para evidenciar o profundo significado do Natal”, segundo a Seção para Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.
(…)