Com Quaest, Lula marca 52% dos votos válidos, diz agregador de pesquisas

Foto: Flickr/Presidência da República e Flickr/Agência PT
De acordo com a Média Estadão Dados, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 47% das intenções de voto na corrida pelo Planalto. O atual presidente Jair Bolsonaro (PL) marca 32%. Os números foram atualizados com os resultados da nova rodada da pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (28),
Em votos válidos, ou seja, sem contar brancos, nulos e indecisos, Lula tem 52% e Bolsonaro 36%. Nesse cenário, Lula venceria no primeiro turno.
O agregador é uma ferramenta interativa que mostra o cenário mais provável da corrida presidencial nos últimos seis meses. Nele é possível ver de forma separada as estimativas das pesquisas presenciais e telefônicas.

Foto: Estadão Dados
A Média Estadão Dados tem atualização diária, calculada pelo agregador de pesquisas eleitorais do Estadão Dados, tem seu cálculo considerando as linhas de tendência de cada candidato, e atribui pesos diferentes às pesquisas segundo sua “idade”, e metodologia.
Até o momento, os gráficos do agregador mostram 98 pesquisas sobre a corrida presidencial divulgadas nos últimos seis meses, porém, nem todas são consideradas. Atualmente, entram na Média Estadão Dados os números das empresas que divulgaram pelo menos um levantamento nos últimos 7 dias.
O agregador automaticamente reduz o peso de pesquisas que mostrem resultados muito distantes da média geral ou da média de Datafolha e Ipec, empresas consideradas confiáveis pela tradição e metodologia.