Notice: Undefined index: HTTP_REFERER in /var/www/diariodocentrodomundo/wp-content/themes/Newsmag/functions.php on line 331
Com real desvalorizado, Brasil vira o 'Paraguai dos paraguaios' Com real desvalorizado, Brasil vira o 'Paraguai dos paraguaios'
Apoie o DCM

Com real desvalorizado, Brasil vira o ‘Paraguai dos paraguaios’

Notas de real. Imagem: Lucato/Getty Images/iStockphoto

Do Monitor Mercantil.

A desvalorização do real em relação ao dólar criou um quadro inusitado: os paraguaios estão aproveitando para fazer compras no Brasil. Na região da fronteira com o país vizinho, o fluxo inverteu, e os comerciantes brasileiros comemoram um aumento de 20% nas vendas.

ENTENDA – Com desvalorização do real, PIB brasileiro já é menor que o valor de empresas como Apple

O real foi a sexta moeda que mais se desvalorizou em 2020 em relação ao dólar, com queda de 22,4%. Desempenho pior apenas Venezuela, Seychelles, Zâmbia, Argentina e Angola, de acordo com levantamento da Austin Rating.

MAIS – Bolsonaro é responsável pela desvalorização do real, diz Miriam Leitão

Em 2021, o real subiu duas posições: é a quarta mais desvalorizada, à frente apenas de Sudão, Líbia e Venezuela. Até 8 de março, o real foi desvalorizado em 10,2%. A moeda paraguaia, o guarani, foi no sentido contrário: valorização de 4,3% este ano. Entre 120 países, só perdeu para Angola.

(…)