Com um X vermelho na mão, mãe aciona socorro e salva filha da violência doméstica em Santarém

Do Diário Online:
Pela primeira vez foi registrado em Santarém, oeste paraense, uma denúncia sobre violência doméstica com um x vermelho desenhado na palma da mão. Uma mulher entrou em uma farmácia e mostrou o desenho ao atendente. A denunciante é a mãe da vítima, que foi encaminhada para atendimento prioritário nos serviços de assistência judiciária. A adolescente, de 14 anos, tinha um relacionamento com um rapaz de 22 anos. Ele foi preso em flagrante no último dia 31 de julho.
Após mostrar o x, a mãe da vítima foi atendida no estabelecimento e a Polícia Militar foi acionada pelo 190. Foi a primeira denúncia da campanha Sinal Vermelho. Na ocasião, o delegado arbitrou fiança no valor de um salário mínimo (R$ 1.045,00) e o Ministério Público estadual se manifestou pela homologação do auto de prisão em flagrante, aplicação de medidas cautelares diversas da prisão e fixação de medidas protetivas, inclusive pagamento da fiança.
O flagrante foi homologado pela juíza titular da Vara de Violência Doméstica de Santarém, Carolina Maia, que também arbitrou medidas cautelares e protetivas, e determinou que no prazo de 72 horas da soltura do agressor, a equipe multidisciplinar vinculada à Vara de Violência Doméstica de Santarém faça o acolhimento e o monitoramento da situação da vítima, por telefone ou meio eletrônico, e gere um relatório informativo, em virtude de a Comarca de Santarém ainda não possuir Patrulha Maria da Penha, e durante a pandemia as vítimas de violência doméstica são mais vulneráveis à repetição e evolução do ciclo de violência, e têm dificuldade de acesso aos canais de denúncia.
(…)