Apoie o DCM

Com umidade em 8%, estado registra o dia mais seco do ano

Cidade com tempo seco. Foto: Reprodução

O Distrito Federal registrou nesta terça (30) o dia mais seco do ano, com umidade relativa do ar em apenas 8%, de acordo com a estação meteorológica do Inmet na Ponte Alta, no Gama. No mesmo período, os termômetros marcaram 32 °C.

Este foi o segundo menor índice da história do DF. O recorde absoluto ocorreu em 2024, quando a umidade chegou a 7%, também registrada na mesma região do Gama, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Diante do cenário extremo, o Inmet emitiu alerta vermelho para baixa umidade, válido até as 18h desta terça. O instituto destacou que as condições elevam os riscos de incêndios florestais e problemas de saúde, como doenças respiratórias, irritação nos olhos e dores de cabeça.

As autoridades recomendam à população reforçar a hidratação, evitar atividades físicas e exposição ao sol nos horários mais quentes, além de usar hidratantes, umidificar os ambientes e reduzir o consumo de bebidas diuréticas, como café e álcool.