Apoie o DCM

Com UTIs lotadas e recorde de mortes, Pazuello diz que sistema de saúde ‘não colapsou nem vai colapsar’

Da Folha

Ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello Foto: SERGIO LIMA / AFP

Em um momento em que várias capitais e estados registram superlotação leitos de UTI para Covid e que o país atinge a marca inédita de 2.349 mortes em 24h, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, gravou um vídeo nesta quarta-feira (10) em que afirma que o sistema de saúde está “muito impactado, mas não colapsou nem vai colapsar”.

A declaração vai na contramão de anúncios feitos por secretários da Saúde de diferentes pontos do país nos últimos dias, os quais tem apontado índices próximos de ocupação máxima dos leitos disponíveis para a doença, naquele que já é o pior momento da epidemia até agora.

Levantamento divulgado pela Folha nesta quarta mostra que apenas duas capitais têm hoje ocupação de leitos abaixo de 80% –enquanto 16 já se aproximam ou estão em cenário que indicaria um colapso, com entre 90% e 100% das vagas em uso.

No vídeo, Pazuello admite que o país vive um “momento grave”, mas volta a citar as variantes do novo coronavírus como a principal causa do problema – deixando de apontar outros fatores citados por especialistas, como a queda na adesão ao isolamento. (…)