Apoie o DCM

Com ventos de 255 km/h, Furacão Erin ameaça ilhas no Caribe

Foto de satélite do furacão Erin, no Caribe
Foto de satélite do furacão Erin, no Caribe – CIRA/NOAA via Reuters

O furacão Erin ganhou força neste sábado (16) e alcançou a categoria 5 na escala Saffir-Simpson, a mais alta em intensidade, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). Com ventos de até 255 km/h, o furacão está a cerca de 170 km da costa de Anguilla, no Caribe, e se desloca a uma velocidade de 28 km/h. Erin é o primeiro furacão da temporada atlântica de 2025 a atingir esse nível. Com informações do g1.

Meteorologistas classificam a temporada de furacões de 2025 como “excepcionalmente ativa”, com previsão de mais tempestades intensas até 30 de novembro. Erin evoluiu de tempestade tropical para furacão em apenas 24 horas. De acordo com Mike Brennen, diretor do NHC, trata-se de um “furacão muito poderoso”, com previsão de atingir seu pico nas próximas horas.

Autoridades alertam para riscos de inundações, deslizamentos e mar agitado em diversas ilhas do Caribe. Avisos de tempestade tropical foram emitidos para St. Martin, St. Barts e St. Maarten. Apesar de não haver previsão de que Erin toque o solo, ele pode provocar ondas fortes em regiões como Porto Rico e Turks e Caicos ainda neste fim de semana.