Apoie o DCM

Comandante da Aeronáutica diz que Bolsonaro decidiu sobre sua exoneração

Da Coluna de Rubens Valente no UOL:

O tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez. Foto: Reprodução

Em um vídeo dirigido aos “integrantes do Comando da Aeronáutica” nesta terça-feira (30), o agora ex-comandante, o tenente-brigadeiro do ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, afirmou ter sido informado que a sua saída do cargo foi uma decisão do presidente Jair Bolsonaro.

Na nota distribuída à imprensa nesta terça-feira, o Ministério da Defesa não explicou que a decisão partiu do presidente. A nota disse apenas que a decisão sobre a destituição dos três comandantes das Forças foi “comunicada” em reunião, sem explicar de onde partiu a ordem.

“Na manhã de hoje [30], tomei conhecimento da decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, de exonerar-me do comando da Força Aérea Brasileira. Recebi essa notícia como um bom soldado, que dedicou 46 anos de sua vida a servir ao seu país”, disse o militar no vídeo.

O brigadeiro disse ainda que a FAB (Força Aérea Brasileira) é “uma instituição de Estado”. Em nota na segunda-feira (29), o então ministro da Defesa, Fernando Azevedo, que também saiu do cargo, havia dito que preservara as Forças Armadas como “instituições de Estado”.

(…)