Apoie o DCM

Comercial fracassa e faz Neymar, Gillette e agência estudarem reação

Neymar em comercial. Foto: Reprodução/YouTube

Do UOL

Menos de 24 horas depois do lançamento da nova campanha, Neymar, Gillette e a agência responsável avaliam os efeitos produzidos pelo comercial, que serviu como pronunciamento público do jogador após as críticas recebidas na Copa do Mundo. Cientes da repercussão negativa que o vídeo alcançou, as partes estudam como podem minimizar o efeito disso na imagem do jogador do PSG, que viu a estratégia inicial ter efeito contrário.

O UOL Esporte apurou que o vídeo publicitário tinha sim a intenção de melhorar a imagem do jogador do PSG após a Copa do Mundo. A ideia da marca e da agência era aliar o discurso de um “novo homem todo dia” à necessidade de Neymar mostrar que “mudou” após a passagem pela Rússia, que abalou a imagem do jogador. O resultado, porém, não saiu como se esperava. Neymar foi criticado por tentar se redimir em uma propaganda, repetindo estratégia já usada antes na carreira, virou meme nas redes sociais e apanhou até no exterior, onde o vídeo chegou a ser chamado de patético.

A primeira atitude para conter esse efeito negativo foi justamente tentar evitar tratar o vídeo como uma estratégia de imagem de Neymar. A Gillette e agência Grey, responsável pela produção, tentam explicar que o material se trata apenas de uma campanha vinculada ao novo slogan da marca de aparelhos de barbear: um novo homem todo dia. Acrescentam, inclusive, que outros garotos-propaganda devem estrelar comerciais do tipo nas próximas semanas. A questão é que a “estreia” com Neymar não é ocasional.

(…)

A marca e a agência estudam estratégias para minimizar o efeito à imagem do atleta, que segue vinculado à Gillette. O estafe do jogador, por sua vez, acrescentam a propaganda à longa lista de desafios para o atleta, que viu sua imagem ser muito arranhada em um espaço de meses.

(…)