Apoie o DCM

Comércio aposta em viagens e folgas extras para atrair temporários no fim do ano

Loja de brinquedos
Loja de brinquedos – Reprodução

Empresas do comércio e dos serviços intensificam estratégias para atrair trabalhadores temporários neste fim de ano. Para disputar a mão de obra disponível, empregadores têm oferecido duas folgas semanais no lugar da escala 6×1, carteira assinada e benefícios adicionais, como cartão para academia e até viagens em família. Em algumas cidades, carros de som circulam para chamar a atenção de possíveis candidatos e tentar suprir a demanda crescente. Com informações do Globo.

O movimento ocorre em um cenário de desemprego historicamente baixo, o que reduz a disponibilidade de trabalhadores. A combinação entre aumento do consumo e falta de candidatos leva empresas a criar métodos mais agressivos de recrutamento para não perder vendas durante o período mais aquecido do varejo.

Segundo estimativa da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 267 mil vagas devem ser abertas no país entre outubro e dezembro. Essas posições seguem sendo uma porta de entrada importante para jovens no mercado de trabalho, mas, neste ano, preencher os postos tem exigido mais criatividade e incentivos por parte dos empregadores.