”Cometa do Século” poderá ser visto no Brasil na próxima semana; saiba como

Na próxima semana, o “Cometa do Século”, C/2023 A3, poderá ser observado no Brasil, especialmente no Hemisfério Sul, a partir do dia 15 de setembro. A expectativa é que ele brilhe de forma tão intensa quanto o famoso cometa Hale-Bopp, que passou pela Terra em 1997. Segundo o astrônomo Pedro Bernardinelli, “a proximidade da Terra e do Sol vai criar condições óticas ideais para intensificar seu brilho”.
Descoberto em janeiro de 2023, o cometa tem se tornado mais visível e poderá ser observado a olho nu ou com binóculos, com seu brilho máximo previsto para outubro. Bernardinelli explica que, embora seja difícil prever cometas, “é justo dizer que será um cometa espetacular”. O fenômeno promete atrair muitos entusiastas da astronomia.
Para localizar o cometa no céu, aplicativos de observação de estrelas, como Star Walk 2, podem ajudar. É recomendado buscar o C/2023 A3 nas madrugadas, pouco antes do nascer do Sol, em direção ao leste. As condições de visibilidade serão melhores em locais sem poluição luminosa.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line
