Apoie o DCM

Comissão concede anistia a policiais envolvidos no Massacre do Carandiru

Fachada da Casa de Detenção do Complexo Penitenciário do Carandiru – Foto: Itamar Miranda/Estadão Conteúdo

Nesta terça-feira (2) foi aprovado pela Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados, um projeto que concede perdão aos policiais militares do estado de São Paulo que foram condenados pelo Massacre do Carandiru.

O episódio protagonizado pela PM de São Paulo, aconteceu em 2 de outubro de 1992, no qual 73 policiais foram condenados pela morte de 111 detentos no Carandiru. As penas variam de 48 a 624 anos de prisão.

O deputado Sargento Fahur (PSD-PR) apresentou um relatório onde defende a atuação dos agentes de segurança, e os chama de “heróis”. Além disso, ele afirma que os policiais deveriam ser “condecorados pela bravura que exige coragem que vai além dos riscos comuns”.

Já o deputado Marcel Van Hattem (Novo/RS) tentou duas vezes adiar a votação da proposta, mas não obteve apoio dos demais. O parlamentar justificou o pedido no sentido de que deveria haver uma análise de cada caso, e que ainda falta incluir os que estão em processo. Van Hattem se absteve da votação.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link