Apoie o DCM

Comissão Interamericana de Direitos Humanos se reúne com MST para apuração de denúncias

Movimento também pautou a questão da criminalização do MST e do MTST pela proposta de mudança na lei antiterrorismo (Foto: MST/Reprodução)

Do Brasil de Fato

Na tarde desta sexta-feira (9/11), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foi recebido pela delegação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para relato de denúncias ligadas à luta pela terra no Brasil. O Movimento discutiu prioritariamente a ameaça de mudança na lei antiterrorismo para enquadrar movimentos sociais, bem como o caso do iminente despejo do acampamento Quilombo do Meio, em Minas Gerais, onde 450 famílias vivem e produzem há mais de 20 anos.

A delegação é chefiada pela Presidenta da CIDH, Margarette May Macaulay; a Primeira Vice-presidenta, Esmeralda Arosemena de Troitiño; o Segundo Vice-presidente, Luis Ernesto Vargas Silva; os Comissários Francisco José Eguiguren Praeli e Joel Hernández García e a Comissária Antonia Urrejola Noguera, Relatora para o Brasil. A delegação também inclui a Chefe de Gabinete, Marisol Blanchard; a Secretária Executiva Adjunta, María Claudia Pulido; o Relator Especial para a Liberdade de Expressão, Edison Lanza; a Relatora Especial para os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais, Soledad García Muñoz; e os especialistas da Secretaria Executiva.

(…)