Apoie o DCM

Comissário europeu diz que vê ‘sombra militar’ por trás de Jair Messias Bolsonaro

Reportagem de Jamil Chade no Estado de S.Paulo informa que o chefe da pasta de economia da União Europeia (EU), o francês Pierre Moscovici, abriu a primeira saia justa para Bruxelas em relação ao Brasil. Em declarações nesta manhã, o comissário para Assuntos Econômicos do bloco criticou a eleição de Jair Bolsonaro para Presidente e pediu que as lideranças no mundo “acordem”. “Bolsonaro é evidentemente um populista de extrema direita”, disse o ex-ministro francês em diferentes governos socialistas em declarações à TV do senado francês. “Atrás dele, vemos a sombra dos militares que estiveram por um longo tempo no poder no Brasil, constituindo uma ditadura terrível”, declarou.

De acordo com a publicação, falando de uma forma mais ampla sobre os movimentos populistas, Moscovici alertou que tais líderes, quando chegam ao poder, depois “têm dificuldades em largar”. “Ele mesmo é um ex-militar e seu vice-presidente é um militar”, destacou o comissário. “É claro que é um sinal”, insistiu o francês, um dos homens de maior influência hoje dentro do bloco europeu. Bolsonaro é o terceiro militar eleito pelo voto direto no País.

Moscovici será a contraparte da equipe econômica do Presidente eleito nas reuniões do G-20 e em outros fóruns internacionais, completa o Estadão.

Jair Bolsonaro. (Heuler Andrey/AFP)