Apoie o DCM

Comitê da ONU vai pressionar Brasil por fim da Lei de Anistia

Militares na ditadura militar

De acordo com integrantes do Comitê de Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), o órgão avalia fazer uma pressão para que o Brasil dê fim à Lei de Anistia no país, permitindo que crimes de tortura ou de desaparecimentos na ditadura militar possam ser investigados. A informação é do jornalista Jamil Chade, correspondente internacional do UOL.

Nos próximos meses, a comissão chamará o governo para uma sabatina. Com a coleta de informações e as respostas dadas pelas autoridades, o Comitê apresentará suas recomendações. É a primeira vez em quase duas décadas que a ONU realiza um exame da situação de direitos humanos no Brasil.

O órgão tem dado sinais de que a questão do regime militar entre 1964 e 1985 está em foco no Brasil, além de questões como violência policial, indígenas, movimento negro e a própria democracia.

Em abril, o Comitê da ONU enviou ao Itamaraty um documento pedindo que o governo forneça “informações sobre o progresso feito para responsabilizar os autores de abusos históricos dos direitos humanos durante o período da ditadura militar (1964-1985), incluindo a elaboração da implementação concreta das recomendações da Comissão de Anistia e da Comissão Nacional da Verdade”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link