Apoie o DCM

Como Araraquara virou simbolo da resistência democrática no 8/1

Lula na cidade de Araraquara em janeiro de 2023. Foto: Reprodução

Há quase um ano, em 8 de janeiro de 2023, Araraquara, no interior de São Paulo, virou a sede do governo federal de maneira improvisada.

Enquanto Brasília era atacada por manifestantes bolsonaristas que queriam tomar a cidade à força por conta do resultado das eleições, Lula estava no município por conta da onda de fortes chuvas na região.

Por isso, no aniversário da tentativa de golpe, a cidade homenageará o dia em que “a democracia resistiu”. De acordo com o prefeito Edinho Silva (PT), o sindicato dos bancários da cidade será palco da celebração. Também há a confirmação da presença virtual de Lula, que aparecerá por lá em vídeo.

Edinho, inclusive, estava com o presidente no momento em que ele viu as primeiras cenas de vandalismo na capital brasileira. O político também fez questão de eternizar a data com uma homenagem municipal.

Em setembro, a Câmara Municipal de Araraquara, no interior de São Paulo, aprovou um projeto de lei na quinta-feira (14) que resultou na denominação de uma importante avenida na cidade como “Rua 8 de janeiro (vitória da democracia)”.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link