Como Azeredo pode escapar da prisão mesmo se condenado novamente pelo mensalão mineiro

Do UOL:

Condenado em primeira instância, em dezembro de 2015, a 20 anos e dez meses de prisão pelo seu envolvimento no mensalão mineiro, o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB) começa a ser julgado em segunda instância nesta terça-feira (22) pelo TJ-MG.

O processo havia sido aceito pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2009, mas desceu para a Justiça de Minas Gerais em 2014, após Azeredo renunciar ao cargo de deputado federal.

Condenado pelos crimes de lavagem de dinheiro e peculato, o tucano, porém, pode livrar-se da prisão, mesmo se a condenação for mantida. A pena pode prescrever caso o processo não transite em julgado até setembro de 2018, quando o ex-governador completa 70 anos.

Segundo um especialista ouvido pelo UOL, criminalista de um dos maiores escritórios de advocacia de Minas Gerais, Azeredo pode ter as penas prescritas antes de as possibilidades de recursos ao TJ-MG terminarem.

A decisão de primeira instância, que condenou o tucano a 20 anos e 10 meses de prisão, inicialmente em regime fechado, foi pelos crimes de peculato, com pena de 13 anos e quatro meses, e lavagem de dinheiro, com pena de sete anos e seis meses.

Segundo o especialista, Código Penal prevê que, quando o réu completa 70 anos, o prazo prescricional é reduzido pela metade. De acordo com a legislação, em relação aos crimes de peculato e lavagem de dinheiro, a prescrição ocorre quando se atinge 16 anos entre o crime e a denúncia.

Desse modo, quando Azeredo chegar aos 70 anos, este tempo cairá pela metade. Como o intervalo entre as datas dos crimes do mensalão tucano, em 1998, e o recebimento da denúncia, em 2009, é de onze anos, a prescrição pode ocorrer quando ele fizer aniversário em 2018.

Erika K Nakamura

Erika K. Nakamura, 36 anos, advogada de formação, abraçou a fotografia e o jornalismo por paixão. Com seu iPhone 5 capta imagens originais e surpreendentes dos lugares pelos quais passa. É uma leitora sedenta de livros sobre a história da Inglaterra -- e também dona do coração do jornalista Paulo Nogueira.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Erika K Nakamura

Recent Posts

PT lança pré-candidatura de Rogério Correia para prefeitura de BH

Foi homologada nesta segunda-feira (6), por unanimidade, na Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores, a…

3 horas ago

“Se você está procurando segurança, não seja um artista”, diz Christiane Torloni após sair da Globo

Prestes a celebrar cinco décadas de sucesso em 2025, Christiane Torloni tem sua história profundamente…

3 horas ago

Lula vai falar sobre enchentes no RS em entrevista coletiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciará sobre as enchentes no Rio…

4 horas ago

Jorge Seif alega que foi show de Madonna porque esposa pediu

No sábado (4), durante o show de Madonna no Rio de Janeiro, o senador Jorge…

4 horas ago

Atacante Jô, ex-Corinthians, é preso antes de jogo em Campinas; saiba mais

Jô, centroavante ex-Corinthians e atualmente atuando pelo foi detido na noite desta segunda- (06) em…

5 horas ago

VÍDEO: Brigada Militar desmente fake news de Pablo Marçal sobre tragédia no RS

Nesta segunda-feira (6), a Brigada Militar do Rio Grande do Sul desmentiu uma fake news…

5 horas ago