Apoie o DCM

Como criar armadilha para um mentiroso em uma conversa

Ilustração de homem mentiroso. Foto: reprodução

Especialistas em comportamento revelam que uma técnica usada pela CIA pode ser eficaz para identificar mentirosos. A estratégia consiste em uma pergunta específica feita no final de uma conversa. “A CIA a chama de ‘pergunta abrangente’, porque revela tudo o que eles estão escondendo”, explicou José Astorga, especialista em comunicação não verbal, em seu perfil no TikTok.

Segundo Astorga, a fórmula é simples, mas poderosa: “O que é que você não me contou e acha que deveria me contar?”. O especialista recomenda guardar essa pergunta para o final do diálogo. O questionamento direto tende a confundir até os mentirosos mais experientes, pois a mentira exige um grande esforço mental para manter a coerência da história.

Outros especialistas apontam sinais físicos que podem delatar um mentiroso. Juan Manuel García “Pincho”, negociador treinado pelo FBI, afirma que “a parte mais confiável para detectar mentiras é a linguística forense”. Ele observa que os mentirosos apresentam padrões como piscar pouco ou de forma nervosa durante o diálogo.

Do ponto de vista científico, o pesquisador Emilio Gómez Milán, da Universidade de Granada, descobriu uma curiosa alteração fisiológica: “Quando mentimos, a temperatura da ponta do nariz cai entre 0,6 e 1,2 °C, enquanto a da testa sobe entre 0,6 e 1,5 °C”. Ex-agentes da CIA e do FBI também listam comportamentos reveladores, como respostas longas demais e evitar contato visual.