Apoie o DCM

Como é a sala do TSE que apura os votos nas eleições

Prédio TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Foto/Reprodução: Roque de Sá/Agência Senado

A tal ”sala escura”, denominada por Jair Bolsonaro (PL), a realidade da sala de votos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é bem diferente do que os bolsonaristas andam espalhando por aí. O espaço é na verdade muito iluminado, claro e aberto à fiscalização.

Localizada em Brasília, a sala fica situada na sede do tribunal. Ao todo atuam 20 profissionais no local, que possui baias e computadores. O espaço entra em pauta justamente nessa época de eleições, tendo em vista que é de lá que os servidores monitoram o funcionamento dos sistemas durante as eleições, prestam suporte aos TREs nos estados e atuam em ocorrências técnicas.

Vale ressaltar que a totalização dos votos é feita por computadores, de dentro da sala do cofre, sem qualquer tipo de interferência humana.

Durante os dias de eleições o sistema de funcionamento da sala é bem diferentes, quando comparado ao de datas ”normais”, já que durante tal período há uma fiscalização de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), PF(Polícia Federal), OEA(Organização dos Estados Americanos), Ministério Público, partidos políticos e algumas outras entidades.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link