Como é o tradicional café da manhã que os ingleses comem nos fins de semana

O full English breakfast, ou “café da manhã inglês completo”, é uma refeição quente e robusta, típica da Inglaterra, geralmente saboreada nos fins de semana ou durante as férias. Apesar de levar “breakfast” no nome, é comum encontrá-lo disponível o dia todo em cafés e restaurantes britânicos — um verdadeiro clássico da culinária local.
Tradicionalmente, ele inclui bacon, linguiças, feijão cozido em molho de tomate (conhecido como baked beans), cogumelos salteados, tomates fritos ou grelhados, ovos (que podem ser fritos, pochê ou mexidos), torradas ou pão frito e o famoso black pudding, um tipo de linguiça feita com sangue de porco, gordura suína e aveia. A combinação é chamada popularmente de fry-up, justamente por boa parte dos ingredientes serem fritos.
Existem variações modernas do prato que podem incluir hash browns (batatas raladas e fritas em formato de bolinho) ou batatas em outras formas. Cada região ou casa pode adaptar o prato conforme os gostos, tornando-o ainda mais versátil.
Embora não seja parte do cotidiano da maioria dos britânicos, o full English breakfast é carregado de tradição, ideal para começar bem um dia especial.