Como economizar até 35% na conta de luz com dicas simples

A bandeira tarifária vermelha patamar 2 permanece em vigor em setembro, acrescentando R$ 7,87 a cada 100 kWh consumidos. De acordo com a Aneel, a decisão se deve às chuvas abaixo da média e à necessidade de acionamento de termelétricas, que têm custo elevado de geração. “Há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2”, afirma a agência.
Thiago Peres, coordenador de Eficiência Energética do Grupo Energisa, explicou ao Globo que ajustes de rotina trazem impacto imediato. “Os 35% são uma média, considerando, por exemplo, a compra de um ar-condicionado mais eficiente”. Ele destacou que equipamentos em stand-by consomem energia mesmo quando não estão em uso – um modem e dois decodificadores podem somar 33 kWh mensais.
O chuveiro elétrico é um dos maiores vilões do consumo. Reduzir o tempo do banho em três minutos e diminuir a temperatura pode cortar quase 23% do gasto. Já a geladeira responde por parte significativa da conta – modelos antigos consomem até 160 kWh/mês, enquanto os novos gastam 60 kWh.
Entre as dicas para economizar, destacam-se: usar lâmpadas LED (80% mais econômicas), limpar regularmente filtros do ar-condicionado, retirar aparelhos da tomada quando não em uso e optar por eletrodomésticos com selo de eficiência energética A.